Livros Raros


A Biblioteca da Ajuda cujo espólio foi sendo enriquecido com a integração de algumas livrarias particulares e de ordens religiosas entretanto extintas como as livrarias da Companhia de Jesus (Casa Professa de São Roque e Colégio Santo Antão) tem no seu acervo a obra, rara, de Manuel Bocarro.


Tratado dos cometas que appareceram em Novembro passado de 1618 / Composto pello Licenceado Manoel Bocarro Frances, medico, & astrologo, natural desta cidade de Lisboa. - Em Lisboa : por Pedro Craesbeeck, 1619. - 20 f. : il. ; 4º (20 cm).

BA. 50-X-47. - Pert. ms.: "Da livr.ª publica de S. Roque"

Notas: Brasão de D. Fernão Martins Mascarenhas [Inquisidor Geral] a quem é dedicada a obra


Manuel Bocarro Francês [Jacob Rosales], médico, astrónomo e matemático nasce em Lisboa em 1588 (cf. BA. 50-V-36, fl. 146) e morre em 1662, em Florença. Inicia os seus estudos no colégio Jesuíta de S. Roque prosseguindo os mesmos primeiro em Montpellier, de onde lhe virá o toponímico francês, seguindo depois para Alcalá de Henares e por fim Coimbra. Em 1618, de novo em Lisboa, escreve sobre os cometas que foram avistados, nesse ano. Figura polémica, pela sua ligação ao movimento sebastianista e por ser opositor das teorias Aristotélicas.

A Biblioteca Nacional de Portugal publicou, em 2009, um fac-símile da obra [aqui] acompanhado de um estudo de Henrique leitão [aqui]

Mais:

Manuel Bocarro Francês alias Jacob Rosales: Percurso de Vida, Legado Escrito e Ars Magna / Sandra Silva [aqui]

O físico Imanuel Bocarro Rosales: vestígios da sua presença em Livorno / Sandra Silva [aqui]. Inclui a reprodução dos fls 147-147v. do manuscrito autógrafo de Bocarro redigido em Livorno no ano de 1658 (BA, 50-V-36)

Sem comentários: