Exposição Palácio Nacional de Mafra


Depois da exposição inicial no CCB, no âmbito das Comemorações dos 20 anos de existência do centro Cultural de Belém, a exposição - "O repto da Europa: a representação das cidades europeias nas bibliotecas régias: Ajuda, Mafra e Vila Viçosa" -, dinamizada pelo Dr. Vasco Graça Moura, e após uma primeira itinerância no Palácio de Vila Viçosa, estará patente, de 19 de Maio a 8 de Julho, no Palácio Nacional de Mafra.


 “No quadro de uma cooperação com as bibliotecas do Palácio da Ajuda, do Palácio Nacional de Mafra e do Paço Ducal de Vila Viçosa, cujos acervos são de uma riqueza extraordinária, ocorreu-nos que seria interessante aproximar a presente exposição bibliográfica, organizada com a colaboração daquelas três instituições, das celebrações, ainda em curso, dos 20 anos da existência do Centro Cultural de Belém.
Recorda-se neste ensejo que o CCB foi inaugurado em 1992 para acolher a primeira presidência portuguesa da Comunidade Económica Europeia a que o nosso país tinha aderido em 1986. Às entidades organizadoras pareceu portanto que se justificava apresentar uma selecção de livros com imagens de cidades dos Estados que formavam a desde então denominada Europa dos Doze (...) .A qualidade das obras seleccionadas e das ilustrações escolhidas fala por si, do mesmo passo que contribui para chamar a atenção para três bibliotecas preciosas e respectivas colecções de livros antigos. Com efeito, trata-se de espécimes muito raros, não raro de invulgar aparato de dimensões e requintado sentido da ilustração monumental, que, com todas as diferenças nas gravuras e vistas de cidades que documentam, não deixam de indiciar a existência de uma fundamental identidade europeia.

Houve a preocupação de organizar esta exposição tendo em conta os aspectos que poderiam ser visualmente mais sugestivos. Assim, ela servirá decerto, não só o interesse dos especialistas do livro antigo e da sua história, mas também o interesse do público em geral, contribuindo para mostrar a toda a gente que, na era do digital, continua a haver espaço para o livro na sua forma tradicional e para o riquíssimo complexo de valores culturais e sociais a ele ligados e que dificilmente podem ser postos de lado pela existência e disponibilidade de outros suportes (...)”
Vasco Graça Moura
 
Catálogo da Exposição

Sem comentários: