Dia Internacional do Museus



O Dia Internacional dos Museus, criado pelo ICOM (Conselho Internacional de Museus) há cerca de 37 anos, tem o objectivo de sensibilizar o público para o papel dos museus na sociedade e aproximá-lo dos mesmos. Anualmente, é proposta uma temática comum a todos os países, visando uma universalidade nas comemorações. Para 2014 a temática proposta foi: “Museus: as colecções criam conexões.


Apesar de não ser evidente a ligação de uma Biblioteca a um museu, mesmo que instalada num Palácio, a mesma poderá ser estabelecida tendo em conta o conceito de colecção e a conectividade da mesma com os visitantes de várias gerações. Como tal, a Biblioteca da Ajuda associou-se, pela primeira vez, às comemorações oficiais do Dia Internacional dos Museus, cujas celebrações decorreram durante o dia 18 de Maio (domingo).  
 
Na manhã do dia 18 de maio teve início, pelas 10h00, uma das actividades programadas para o dia em questão: visitas livres e guiadas às suas instalações. Esteve igualmente patente uma mostra de alguns facsímiles de manuscritos emblemáticos da Biblioteca, como o "Cancioneiro da Ajuda", o "Livro das Traças de Carpintaria" e o "Roteiro da Costa do Brasil", permitindo não só o manuseio dos mesmos, como a percepção  da necessidade de conservação dos originais respectivos.




Foram expostos, igualmente, diferentes tipos de encadernações, diferentes pelas dimensões e riqueza dos materiais de ornamentação, como veludos, sedas, aplicações de prata e ouro, bem como, um núcleo de objectos de várias épocas, como canetas de aparo, "mata borrões" e outros, que expõem os hábitos, usos e costumes dos bibliotecário de outros tempos e que já só se constituem como memória, relativamente recente, é certo, mas em total desuso numa sociedade já habituada aos infindáveis recursos que as novas tecnologias nos proporcionam.

Sem comentários: