1883: Registo de acreditação do novo Embaixador Japonês

Aos 15 dias do 3º mês do 16º ano da era Meiji (1883), o Imperador do Japão, Mutsuhito, assina na sua residência imperial de Tóquio a carta de acreditação de um novo representante diplomático junto de D. Luís I de Portugal. E assim se renovou a aproximação entre duas nações que dificilmente estariam mais afastadas geograficamente.

                                                            
D. Luís I /Augusto Bobone /PNA [aqui]                            Imperador Mutshuhito / BNP [aqui
                                                                                           

Hachisuka Mochiaki , (Marquês Hachisuka Mochiaki (蜂須賀 茂韶, 28 Set. 1846 – 10 Fev. 1918) o novo Enviado Extraordinário e Ministro Plenipotenciário do Japão, é recomendado pela sua "lealdade e os seus talentos" para este cargo junto do soberano português, em que deveria estender a longa e pacífica amizade entre o Japão e Portugal. Homem educado durante a mudança reformista e modernizadora Meiji, assistiu ao fim do sistema feudal dos shogunatos e ao desenvolvimento de uma nova potência industrial que se abriu ao mundo ocidental e ao seu progresso. Educado em Inglaterra, em Oxford, seguiu uma carreira político-administrativa após regressar ao Japão que incluiu, em 1882, um lugar diplomático em França, seguido do governo de Tóquio e várias posições políticas de relevo que lhe granjearam o título nobiliárquico de marquês em 1884.


  54-XI-13, n.º 18





  54-XI-13, n.º 18

A carta de acreditação, verdadeira credencial no sentido que certifica as qualidades e títulos do novo representante do Imperador do Japão, é também curiosa aos nossos olhos ocidentais e contemporâneos:

1. A garantia da legitimidade da pessoa imperial é dada pela recondução ao início da dinastia imperial japonesa, "depuis le temps plus reculées", isto é, ao 1º Imperador Jimmu (660 a.C.) personagem cuja vida histórica é quase desconhecida e, por isso, pertencente ao grupo de "imperadores mitológicos".

2. O original japonês, no seu conteúdo, é atestado pela aposição do selo imperial, um crisântemo, que timbra também o papel, sobre fita púrpura. O selo de papel que colava o envelope é também imperial.

3. O grande selo vermelho, carimbo, é o Selo do Estado do Japão ou Selo Real do Japão que é um dos selos nacionais do Japão, usado como selo oficial do Estado e atualmente usado apenas nos certificados das Ordens concedidas pelo Estado, estando o seu uso ilegítimo sujeito a penalizações civis.

MFG (BA)

Sem comentários: