Ramalho Ortigão (Porto, 1836 - Lisboa, 1915); Director da Biblioteca da Ajuda (1895 -1911)



 (...)
[f.10r.] Havia trez catalogos. Um da livraria das Necessidades em 3 grossos volumes in folio, encadernados, mais um volume de suplemento. Outro catalogo do fundo propriamente da Ajuda, muito incompleto, em pequenos verbetes dispostos por ordem alphabetica sobre uma mesa. O terceiro catalogo, dos manuscritos, extremamente sucinto em volumes in folio da letra de Santos Marrocos official da Bibliotheca no tempo da regencia do principe D. João, tendo acompanhado a livraria para o Rio de Janeiro e sendo ali o guarda dos manuscritos. Todos estes catalogos referidos à cota que tinham os livros na Bibliotheca velha e na livraria das Necessidades, // [f.10v.] eram absolutamente inuteis para abusca de qualquer obra. O mesmo sucedia com os bilhetes remissivos e com os sumarios. Devo dizer que a memoria e o tino bibliothecnomico do official Rodrigo Vicente de Almeida supriam maravilhosamente estas capitaes e profundas deficiencias bibliograficas. Almeida, que contava cerca de oitenta annos de edade, e desde a sua infancia servira na Bibliotheca com inexcedivel zelo e exemplarissima fidelidade, primeiro como moço, depois como guarda e enfim como official, // [f.11r.] ocorria a tudo, e sob a simples indicação do titulo da obra ou do nome do auctor descobria em poucos minutos qualquer livro que se requisitasse. Como todo antigo funcionario experiente, encanecido no serviço, deligente, tradicionalista e tenaz, Almeida era refractario a toda a reforma e a toda a inovação nos serviços da livraria a que, pelo profundo conhecimento que d'ella tinha, bem podia considerar sua. O receio de o desgostar - e era melindrosissima a sua sensibilidade - foi um dos maiores obstaculos // [f.11v.] com que tive de lutar para tornar regular e nitidamente accessivel ao estudo a Bibliotheca Real. Desfaser a ordem imperfeita em que se achavam os livros e estabelecer uma catalogação inteiramente nova seria uma revolução excessivamente radical e perigosa. Limitei-me pois, empregando apenas o resumido e modesto pessoal de que dispunha, a tomar as seguintes medidas:
1º Numerei todas as estantes assim como todas as parteleiras de cada estante em todas as salas da casa.
2º Mandei construir archibancos, egual//mente [f.12r.] numerados, nos quaes em uma das salas estabeleci a Bibliotheca que denominei de El Rei D. Carlos, herança de El Rei D. Luiz, para cuja acomodação não havia logar nas estantes que revestiam as paredes.
3º Coloquei em pastas, sob uma superficial classificação todos os manuscritos soltos e dispersos.
4º Fiz em seguida numerar com rotulos impressos familiarmente num componedor mecanico pelo continuo Leonardo Barros, todos os livros e todas as pastas da nossa coleção.
5º Adoptei, para facilidade de catalogação // [f.12v.] por dois praticantes inexperientes, verbetes especiaes, formulares, tendo impressos os dizeres que convem preencher para dar com relação a cada obra noticia methodica do nome do auctor, do titulo do livro, da historia da edição, da historia do exemplar, do formato e da colocação do volume na sua respectiva estante.
6º Fiz acrescentar a cada verba do catalogo das Necessidades e do catalogo dos manuscritos, tornando-os assim utilisaveiz, a cota a tinta encarnada dos volumes a que cada verba se refere.//
[f.13r.] A cota, prescindindo de qualquer convenção methodica ou chave sistematica, consta em toda a nova catalogação de um grupo de 3 numeros. Por exemplo: 25-XII-13. O primeiro numero é o da estante, o segundo o da parteleira, o terceiro o do volume egualmente assignalado no seu respectivo rotulo.
7º Para substituir na fila qualquer volume que por motivo justificado tenha de sair temporareamente do seu logar, adoptei um calço de madeira, tendo a forma de um // [f.13v.] livro e por uma das suas faces a configuração de uma lombada, à qual se aplica um rotulo egual ao do livro ausente. Na superficie correspondente à pasta da encadernação neste falso livro corre numa ranhura rectangular aberta na madeira um cartao em que se inscreve o destino que teve o livro substituído no seu logar por este lembrete de saída.
8º Em cada estante coloquei em parteleira ao alcance da mão uma folha de cartão contendo  a contagem exacta dos volumes que cada parteleira encerra. Esta relação é periodicamente revisada para rectificação // [f.14r.] do inventario numerico da livraria.
9º Em desenvolvimento do catalogo geral confeccionei inventarios especiaes compreendendo: 1º Rol das encadernações artisticas; Rol dos ex-libris; 3ºRol dos brasões d'armas.
10º Estabeleci as seguintes peças constitutivas do archivo particular da Bibliotheca: 1º Inventario numerico dos livros contidos em cada estante; 2º registo dos leitores e das consultas; 3º registo chronologico das obras adquiridas ou offertadas; 4º ephemerides ou registo quotidiano do serviço.
O numero dos empregados é hoje de 4. //
[f.14v.] Um bibliothecario director, nomeado em 1895; um official, nomeado em 1902; um amanuense nomeado em 1899; um continuo nomeado em 1906. O trabalho de servente é feito por um moço do thesouro.
  (...)

Sem comentários: