Aquisição, pelo grupo de amigos do Palácio Nacional da Ajuda (GAPNA), de importante manuscrito

O Grupo de Amigos do Palácio Nacional da Ajuda (GAPNA), adquiriu um manuscrito que, pelas suas características e consonância com o Arquivo da Casa Real, passará a fazer parte do acervo da Biblioteca da Ajuda. Com esta aquisição o GAPNA, contribui, mais uma vez, para o enriquecimento do nosso já notável fundo documental.

Encadernação original revestida a pele encarnada, brasão de armas de Portugal com manto, a dourado, em ambas as pastas, o manuscrito, é constituído por 153 fls., numeração original, salto do fol. 99-104 [arrancadas], de assentos de pagamento, de diversas quantias, que verificamos serem diferenciadas segundo o estatuto hierárquico da dama apresentada. Assim, se para “Sua Majestade Fidellíssima A Rainha A Senhora D. Maria 2.ª”, a verba assente é de 24$000, já para “Sua Majestade Imperial A Senhora Duqueza de Bragança” e para as Infantas D. Isabel Maria, Maria Ana e D. Antónia, é de 4$800. No caso das restantes representantes da Alta Nobreza de Corte como, entre outras, as Duquesas de Palmela, Saldanha ou as Marquesas de Fronteira, Ficalho, ou a Condessa de Paraty ou de Redondo, o valor desce para os 800.

O destino dos referidos pagamentos, por agora enigmático, apesar de podermos ter uma suspeita, que terá de ser devidamente comprovada, será alvo de estudo.


1816-1867

[Assento de pagamentos...]. – [28], 1-98, 105-153, [1] fls., enc., 16x21 cm. – Índice no início.

                          





    




    


Sem comentários: