Identificação da autoria e datação aproximada, de uns mapas da Bahía que fazem parte do acervo da Biblioteca da Ajuda

A Biblioteca da Ajuda — Biblioteca Real, sua antiga designação— foi herdeira de alguns acervos legados pelos seus possuidores.

De entre eles destacamos a livraria de José Monteiro da Rocha (1734-1819), mestre do príncipe D. Pedro e dos Infantes seus irmãos, doutor em Cânones, lente da Universidade de Coimbra onde regeu as disciplinas de Ciências Físico-Matemáticas e Astronomia, membro da Sociedade Real da Marinha e da Academia Real das Ciências (à qual legou a colecção de manuscritos). A sua livraria, com ca. de 1300 títulos, foi deixada em testamento ao príncipe real D. Pedro de Alcântara (futuro D. Pedro IV), e incorporada na Biblioteca da Ajuda em 1822 (BA. 52-XIV-35, nº 42).


O “Catalogo dos Mapas // anno de 1831”,  com a cota 
51-XIII-8, inclui  a ref. de "Mapa da Capitania da Bahia, dividido em 4 partes pelos seus Confins",  "2.º e 3º pte", n.º reg. 390-391, pert. "Rocha". As partes, 1.ª e 4.ª, não deram entrada na BA.





Reg. 390 (2.º parte)

Mapa da Baía em gesso, colorido, sobre madeira; perdas no canto superior esquerdo

37,5 x 51,7 cm



Reg. 391 (3.º parte)

Mapa da Baía em gesso, colorido, sobre madeira; 

37,5 x 51,7 cm




Ambos os mapas, não datados e sem autoria atribuída, têm na cartela, para além do título e da escala usada as iniciais A.D.S.A. 



Reg. 390



Até à data as iniciais, acima, apesar das várias tentativas de identificação, nada nos diziam (!) há dias, no seguimento de uma troca de e-mails, com um dos mais importantes historiadores do Brasil, o Prof.  João José Reis (Univ. Federal da Bahía) e graças ao seu contributo, ficámos a saber que as inicias se referiam a Anastácio de Santa Anna autor do "Guia de Caminhantes"  [aqui], do acervo da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. Do mesmo modo a data, que estava situada no séc. XVII foi, com a informação prestada e por comparação, recolocada  na segunda metade do séc. XVIII princípio do XIX. 

Mais informações: 

José Monteiro da Rocha (Canavezes, 25 de Junho 1834 – Lisboa, 11 de Dezembro 1819)  /  Fernando B. Figueiredo [aqui]

José Monteiro da Rocha (1734-1819): notícia do seu legado na Biblioteca da Ajuda [aqui]

José Monteiro da Rocha / J J O'Connor and E F Robertson [aqui]

Portal do Astrónomo: [aqui]

Sem comentários: