Publicação de Fontes: BA. 51-II-18

Acaba de ser publicado, na colecção Fontes, da Biblioteca Nacional de Portugal [aqui],  um estudo crítico, do Prof. José Miguel Martínez Torrejón do Cód. 51-II-18, da Biblioteca da Ajuda.

"O manuscrito 51-II-18 da Biblioteca da Ajuda é um códice factício... que reúne três itens completamente independentes sob o título geral Obras de Manuscrito (Sécs. XVI a XVIII). Foram encadernados juntos no séc. XIX e aparados para ajustar a medida ao do primeiro deles (que chamamos [a]), único que nos interessa por conter a Miscelânea Sebástica da Ajuda, título igualmente factício que atribuímos a partir do seu conteúdo (...)"

Compilada perto de 1595, esta que chamamos Miscelânea Sebástica da Ajuda constrói, a partir de elementos díspares reutilizados, uma narrativa ordenada, com o seu prólogo, corpo narrativo e peroração, sobre os antecedentes, feitos militares e desfecho da batalha de Alcácer-Quibir, servindo como memória catártica do desastre.

Independentemente do valor próprio dos elementos em prosa e verso acumulados no códice 51-II-18 da Biblioteca da Ajuda, a maior parte deles inéditos de diversa natureza e autoria (entre os quais se destacam poemas de Diogo Bernardes e Jerónimo Corte-Real), o facto de terem sido copiados de uma mão e tratarem todos do mesmo assunto sugere uma leitura não como um conjunto desagregado mas como uma obra sequencial, com um propósito bem definido.


Miscelânea Sebástica da Ajuda / Ed. crítica, estudo e notas José Miguel Martínez Torrejón. - Lisboa: Biblioteca Nacional de Portugal,  2020. - 192 p.; 24 cm. - Fontes

ISBN: 978-972-565-677-8 (ed. Impressa)

ISBN: 978-972-565-676-1 (ed. eletrónica)


Sem comentários: