Obras recebidas na Biblioteca da Ajuda

Oferta do autor:


Glossário: Konkani-Português, Português-Konkani / Francisco Xavier Valeriano de Sá; rev. Olivinho J. F. Gomes. - [S.l. : s.n], 2010 ( [Lisboa] : -- Rolo & Filhos). 

 

Concani é a língua dos habitantes do Concão, na Índia, e deriva o seu nome dela. Esta região se estende por quatro estados federais da União Indiana, a saber, Maharashtra, Goa, Karnataka e Kerala, contiguamente ao longo da sua costa ocidental.(...)
O concani é hoje a língua oficial de Goa, um dos estados federais da União Indiana, e tem afinidades íntimas com a língua oficial do país, hindi, bem como laços fraternais e vizinhos com marata, gujerati e bengala, proveniente das relações sibilinas na origem comum do Indo-Aryano Pracrito-Sânscrito. Seria fastidioso procurar investigar os caracteres utilizados no início para escrever essa língua. Porém, sabe-se que no passado foi representada graficamente por caracteres Kandvi aproximados do canarês, o que levou os primeiros portugue-ses a apelidarem a língua concani de canarim, e, em Goa, com a dominação portuguesa adoptaram-se caracteres romanos também.
(...) O concani foi reconhecido como uma das línguas literárias independentes da União Indiana, em Fevereiro de 1975, pela prestigiosa Sahitya Akademi, a Academia Nacional das Letras, de Nova Delhi, uma organi-zação nacional autónoma do governo central. Aos 4 de Fevereiro de 1987, a Assembleia Legislativa de Goa, Damão e Diu, adoptou o concani como língua oficial de Goa.(...)



Vice-reis e governadores da Índia Portuguesa / Francisco Xavier Valeriano de Sá ; fot. Francisco de Sá, Carlos de Sá, Luís Pavão. - Macau : CTMCDP, 1999


Editado por ocasião das Comemorações do V Centenário da chegada da Armada de Vasco da Gama à Índia, inclui, para além dos retratos existentes na Galeria dos Vice-Reis do Archeological Museum, em Goa, biografias e factos históricos.


Este livro cumpre uma dupla função: por um lado divulgar a Galeria dos Vice-Reis (...) e por outro evocar os 500 anos da abertura da rota marítima até à Índia, que veio dar "novos mundos ao mundo", enriquecer os conhecimentos geográficos e acima de tudo contribuir para o encontro das culturas e dos povos.(...)

Sem comentários: