Faz, neste dia, 137 anos que

Em 1886, casou o príncipe Real D. Carlos com a princesa Marie Amélie Louise Hélène d’Orléans, filha dos Condes de Paris, Luís Filipe e Maria Isabel de Orléans.

O evento, cujo programa foi alvo do decreto de 13 de Maio de 1886 [aqui], estendeu-se por vários dias e constou, para além da cerimónia religiosa no dia 22 de Maio, na Igreja de São Domingos em Lisboa,  de recepções nos Paços de Belém e da Ajuda, jantares, bailes, récitas de gala nos teatros Reais, S. Carlos e D. Maria, paradas, fogos de artifício, corridas de cavalos... que se estenderam até ao dia 1 de Junho.

O vasto programa das festas, alvo de interesse generalizado, foi amplamente divulgado, num só n.º ou em vários, pela imprensa escrita de então, como: 

Ocidente, n.º 267-270 (21 de Maio a 21 de junho) [aqui];

Diário Ilustrado [aqui]

A Folha ilustrada [aqui]

Por essa altura e porque a cada ocasião, de acordo as respectivas características da cerimónia, correspondiam regras sobre o que se deve vestir, deixamos, abaixo, um doc., em francês, sobre a roupa, e adereços, que Damas do Corpo Diplomático deveriam usar nos diferentes eventos:


[1886], 22 a 26 de Maio

Dia 22, casamento: vestido decotado, mangas curtas, manto de Corte, mantilha branca; dia 23, recepção: toilete igual a 22 sem mantilha; Teatro de S.Carlos: vestido decotado e mangas curtas; dia 24, recepção na Ajuda, mesma toilete de 22 sem mantilha, Jantar no Paço da Ajuda: vestido decotado e mangas curtas; dia 25, parada na Avenida da Liberdade: vestido curto e chapéu; dia 26 , baile na Corte: toilete de baile. Papel timbrado de: "Serviço de Sua Magestade A Rainha"

PNA 8.1.1_n.º 199

 Estas questões, que não se podem dispensar sobretudo na altura em que se prepara o enxoval de uma futura Rainha, foram alvo de pedido de esclarecimento, por carta do Conde de Seisal, Pedro Maurício Correia Henriques, que de Paris escreve à Camareira-mor da Rainha Maria Pia, a colocar as dúvidas suscitadas pela Condessa de Paris, Isabel de Orléans, mãe da Princesa Amélia:

PNA 8.8.1, n.º 39

Hotel Bristol, Paris
19 de Fevereiro de 1866

Carta do Conde de Seisal [Pedro Maurício Correia Henriques] para a Camareira-Mor [D. Gabriela de Sousa Coutinho]





Toma a liberdade de lhe escrever para poder responder a umas dúvidas, que lhe apresentou a Condessa de Paris [Isabel de Orleães], tocante ao que necessitava de preparar para o enxoval da filha [Amélia de Orleães], noiva do Príncipe Real [D. Carlos], por desconhecer os costumes da Corte portuguesa em matéria de toiletes e etiqueta. Pergunta, entre outros assuntos, qual o vestuário e etiqueta para a Princesa, sua mãe e senhoras francesas da comitiva para diversas situações: chegada, cerimónia do casamento, recepções, festas, teatro etc. Pede-lhe que lhe mande a resposta até dia 25 para Cannes, para a casa do Conde de Paris [Filipe de Orleães]


PNA 8.8.1, n.º 39, fl. 1v-2




PNA 8.8.1, n.º 39, fl. 2v

PNA 8.8.1, n.º 39, fl. 3









PNA 8.8.1, n.º 39, fl. 3v-4

Sem comentários: