Obra da Biblioteca da Ajuda no Palácio Nacional da Ajuda


Uma História de Assombro. Portugal-Japão Séculos XVI-XX 

   Palácio Nacional da Ajuda | 30 nov. '18 a 26 de março '19 |

 

Uma História de Assombro. Portugal-Japão Séculos XVI-XX é composta por peças de colecionadores particulares, de instituições públicas e privadas, portuguesas e japonesas.

 Comissariada por Alexandra Curvelo e Ana Fernandes Pinto (U. Nova /FCSH), organizada pelo Palácio Nacional da Ajuda / Direção Geral do Património Cultural e pelo Instituto Diplomático / Ministério dos Negócios Estrangeiros a exposição contou com o apoio mecenático da Fujitsu e da Japan Foundation e o alto patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República.

 

Por meio de biombos, lacas, cartografia, armaduras entre outros objetos raros e fascinantes, alguns expostos pela primeira vez ao público, a Exposição narra a história do encontro e reencontro entre Portugal e o Japão ao longo de cinco séculos. Uma história de espanto e maravilhamento mútuos, mas de terror também. De aproximações, contendas, tratados, arte e diplomacia. De influências na arte, língua, culinária, religião e na história militar.


Vocabulario da lingoa de Iapam, com a Declaração em Português, feito por alguns Padres e Irmãos da Companhia de Jesu. Com licença do Ordinario, e Superiores em Nangasaqui no Collegio de Japaõ da Companhia de Jesu. Anno de 1593.  Esta tresladada do Livro Emprenso [sic] que esta na secretaria da Provincia de Japão no Collegio de Macao, hoje 22 de Agosto de 1747. João Álvares." – Ms. com 801 fls.

BA. 46-VIII-35

 

Sem comentários: