DIA MUNDIAL DA POESIA – 21 de Março




Entre os códices de literatura desta Biblioteca, encontra-se o manuscrito da obra O Condestable Dom Nunalurez Pereira, de Francisco Rodrigues Lobo, cuja 1ª edição foi impressa em Lisboa em 1610, por Pedro Crasbeck. A obra é dedicada ao Duque D. Teodósio II, com quem terá convivido.




 

Francisco Rodrigues Lobo nasceu em Leiria, c. 1580, filho de cristãos-novos. Foi um dos mais conhecidos e importantes discípulos de Camões, distinguindo-se na literatura portuguesa como um dos introdutores do gongorismo barroco, em cujo coletânea do séc. XVIII, A Fénix Renascida, vários dos seus poemas foram incluídos e assim divulgados [aqui]. É autor da obra em prosa Corte na aldeia, ficção notável composta por dezasseis diálogos didáticos que descrevem a vida cortesã da época e a desilusão da nobreza portuguesa por ter perdido a sua corte.

Morre em 1621 num naufrágio entre Lisboa e Santarém.
 

 Primeira edição (1610) disponível na BND (Biblioteca Nacional Digital) [aqui 

FICHA DA OBRA:

N.º de Inventário: BA 49-III-70

 Titulo: O Condestable Dom Nunalurez Pereira

Data: ca 1603 [data tirada da ded.]

Descrição: Cod. Ms. em papel, [1] 180 fls. – Enc. em pergaminho. - Notas marginais

Pertence: Biblioteca das Necessidades. — ded. ao Duque de Bragança, D. Teodósio II, pai de do futuro D. João IV, em Setembro de 1603.

Publicado em 1610, Lisboa, oficina de Pedro Crabeeck.

Dimensões: 4.º (21,5x156mm)

Localização: Biblioteca da Ajuda (cofre)

Estado de conservação: Razoável. Papel com alguma fragilidade. Manchas de humidade

Importância: Original, autógrafo, em português, de Francisco Rodrigues Lobo (1580-1621) é um dos mais importantes discípulos de Camões. É considerado como o iniciador do Barroco na literatura portuguesa. Manuscrito publicado em 1610, Lisboa, na Oficina de Pedro Crasbeeck

Bibliografia:
O condestable de Portugal Dom Nunalvres Pereira / Francisco Rodrigues Lobo ; ed. lit. Carlos Alberto Ferreira ; pref. Luís Silveira. Lisboa : Inspecção Superior das Bibliotecas e Arquivos, 1958.

Alguns fls do ms. da BA:


fl. 1


fl.1v-2


fl. 2v-3


fl. 3v-4
fl. 4v-5
fl. 5v-6



          



 



Sem comentários: