A Capela de São João Batista da Igreja de São Roque de Lisboa foi integralmente realizada em Roma na década de quarenta do século XVIII, no seguimento de uma encomenda de D. João V. No seguimento da expulsão da Companhia de Jesus, esta encomenda do rei "Magnânimo", viria a ser entregue à Misericórdia de Lisboa em 1768, por D. José I, juntamente com a Igreja de São Roque.
Sob coordenação científica e editorial da Professora Doutora Teresa Leonor M. Vale, o livro reúne estudos de reputados investigadores portugueses e estrangeiros (António Filipe Pimentel, Carlo Stefano Salerno, Magda Tassinari, Maria luisa Rizzini, Cristina Pinto Basto, Fátima Rezende Gomes, Maria do Carmo Lino), especialistas nas diferentes áreas artísticas em que a capela e as suas coleções se declinam: arquitetura, escultura, mosaicos, metalística, ourivesaria, têxteis, rendas, mobiliário, livros. De enorme relevância em termos históricos, culturais e artísticos - tanto no plano nacional como no internacional -, a capela é, aqui, objeto do mais completo estudo já efetuado sobre a sua história e património, abordando de forma exaustiva o processo da encomenda, sua obra e as suas coleções.
Este livro assegura assim a divulgação e a promoção da capela de São João Batista junto de um público especializado, bem como da generalidade dos leitores, que não ficarão indiferentes à extraordinária beleza desta obra ímpar, aqui magnificamente ilustrada e devidamente acompanhada por um CD