Cartas do Rio de Janeiro, 1811-1821 / Luís Joaquim dos Santos Marrocos

MARROCOS, Luís Joaquim dos Santos
Cartas do Rio de Janeiro : 1811-1821
Lisboa: Biblioteca Nacional de Portugal, 2008
ISBN: 978-972-565-430-9
Estava por editar em Portugal[1], o conjunto epistolar de Luís Joaquim dos Santos Marrocos, preservado na Biblioteca da Ajuda, e não poderia haver melhor escolha e ocasião para o mesmo ser apresentado do que no momento em que se comemora o segundo centenário da ida da corte portuguesa para o Brasil.

A presente edição permite, para além de dar a conhecer o funcionário da Real Biblioteca que, no cumprimentos das suas funções, foi juntar-se à Família Real no Rio de Janeiro, conhecer a sociedade onde viveu, o espírito da época, os costumes e as mentalidades, expressas na sua correspondencia, de carácter particular, dirigidas maioritariamente ao pai e à irmã.

Deste modo, cumpre-se uma prática que se tem vindo a seguir no sentido de divulgar e tornar acessível, a todos aqueles que se interessam pela nossa história e não só aos estudioso da mesma, o património arquivístico que a Biblioteca da Ajuda, detém à sua guarda e cujo resultado esperamos que venha a contribuir para um melhor e mais aprofundado conhecimento de um periodo peculiar da história do nosso país e da nossa instituição.

[1] Edição brasileira com a transcrição parcial das cartas “Cartas de Luís Joaquim dos Santos Marrocos, escritas do Rio de Janeiro à sua família em Lisboa, de 1811 a 1821”, In: Anais da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, vol. 56, 1939.

Ver imagens da edição e das cartas originais

Sem comentários: