Outubro 24, Dia das Nações Unidas

A declaração do dia internacional das Nações Unidas foi decidida em Assembleia Geral da ONU, no ano de 1947, homenageando, por merecimento universal, a Carta das Nações Unidas, documento seminal e de importância magna para o Homem e para o mundo.

Ao celebrar esta data, pretende-se chamar a atenção para os propósitos e objetivos das Nações Unidas, angariando, também, apoios necessários à prossecução de ações profícuas continuadas, por esta instituição desenvolvidas, promotora que é do diálogo entre os povos e as nações.

Os programas dos anos anteriores incluíram concertos e iniciativas de divulgação de manifestações musicais e orais várias, que integram (ou vieram a integrar) a lista do Património Cultural Imaterial da Unesco - um dos órgãos da ONU – no sentido de, ao enriquecer a interação das culturas e dos povos, promover a recetividade e aceitação do outro, tornando próximo o distante, incorporando valores de cooperação, princípios ao serviço do desenvolvimento sustentável.

Neste espírito de união entre povos e de genuíno convívio com a diferença alicerça-se o sentido de pertença a uma família, à maior família: o mundo. O mesmo é dizer: um mundo que recusa o horror, a perseguição, a exclusão, a guerra, a violência, isto é, um mundo em paz.

Não quisemos, pois, deixar de assinalar este dia, com alegria e sentido respeito, associando-nos a esta celebração dos valores mais dignificantes do Homem, os quais têm vindo a ser veiculados há séculos, com privilégio, através da palavra escrita e dos livros.

Do acervo desta biblioteca, selecionámos uma obra em linha com o espírito humanista que esta data promove, extraindo a seguinte citação:


“The great question which, in all ages, has disturbed mankind, and brought on them the greatest part of their mischiefs ... has been, not whether be power in the world, nor whence it came, but who should have it.”

John Locke

Portrait of John Locke by Sir Godfrey Kneller (1697)

An Abridgment of Mr. Locke's Essay concerning Human Understanding [By J. Wynne.] A new edition, with additions ... / [By Locke, John 1632-1704.]
Edinburgh : A. Donaldson MDCCLXVII [1767]
272 p. ; 12º
BA: 34-II-4

Recursos eletrónicos 

Sem comentários: