Obras recebidas na Biblioteca da Ajuda: Estudos e publicação de fontes


"Arte e Diplomacia. A vivência romana dos embaixadores joaninos" / Teresa Leonor M. Vale. - Lisboa: Scribe, 2015


O presente livro consiste numa abordagem dos quatro embaixadores que representaram Portugal em Roma durante o reinado de D. João V (1706-1750). A abordagem do tema revela-se duplamente inédita pois nenhuma destas figuras e respectiva acção foi até ao presente objecto de um estudo sistemático e aprofundado mas também porque possui a particularidade de se concretizar atentando na sua relevância cultural, vertente especialmente importante num período em que os contactos culturais e artísticos entre Portugal e Roma estiveram no seu auge.

Foram estes homens que, para além de representarem o país e desenvolverem a sua actuação político-diplomática na então cidade pontifícia, trataram de enviar para Portugal, o recheio artístico da basílica de Mafra, da desaparecida Patriarcal de Lisboa e toda a magnífica capela de S. João Baptista da igreja de S. Roque e suas extraordinárias colecções.

Finalmente, a pertinência deste estudo assenta ainda na publicação de dois inventários inéditos (datados de 1740 e de 1750) de tudo o que se encontrava nos palácios que então serviam de sede à missão diplomática portuguesa em Roma, revelando-se assim, de forma muito concreta e acessível, como viviam estes homens que nos representavam junto do Sumo Pontífice numa época em que Roma era ainda a cabeça do mundo (caput mundi).


Os inventários que no presente estudo se publicam encontram-se ambos no códice com a cota Ms. 49-VIII-21 da Biblioteca da Ajuda de Lisboa , o qual, contém sobretudo o registo de contas da embaixada de Portugal em Roma, relativas ao período entre os meses de Janeiro e Abril de 1751 e reunidas sobre o título genérico de Giustificazioni di pagamenti in Roma per conto della Corte in Lisbona.



1. «Inventário di robbe spettanti alla corte di Lisbona lasciate in Roma dal Vescovo del Porto sino al 30 setembre 1740»

2. «Inventario di ciò che spetta alla corte di Lisbina , e che si ritrova in Roma nel palazzetto à piazza Margana (...)» [1750]


 

Encomendar o livro: aqui

De Roma para Lisboa: Um álbum para o Rei Magnânimo: aqui

Sem comentários: