A BA NO MUSEU DE S. ROQUE


“De Roma para Lisboa. Um álbum para o Rei Magnânimo”

Esta Exposição é organizada em torno do denominado Álbum Weale (designação proveniente do nome do editor inglês John Weale em cuja posse esteve no século XIX). São 160 folhas com o registo escrito e com os desenhos das encomendas de obras de arte italianas destinadas a Lisboa (designadamente à basílica Patriarcal e à capela de São João Baptista da igreja de São Roque).

A capela de São João Baptista, enquanto obra de arte total, conceito eminentemente barroco, constitui cerca de 80% do Álbum, no que a desenhos concerne", contou a comissária, envolvendo, na sua origem, a participação de soberano, embaixadores, manuscritos e de todos os artistas que asseguraram a feitura das peças desenhadas".

Como o Álbum Weale viajou ao longo de toda a sua existência, a exposição inaugurada foi concebida em torno da ideia-chave de viagem, "enquanto processo de intercâmbio cultural e artístico"

O volume, após vicissitudes várias, que o fizeram viajar de Lisboa para o Rio de Janeiro (com a família real, em 1807), depois a Londres e finalmente a Paris - consta na atualidade dos fundos da Biblioteca da École Nationale Supérieure des Beaux-arts de Paris. Graças ao empenhamento da SCML, foi objeto de uma intervenção de conservação e restauro, antes de ser transportado para Portugal.

Para a visão global das encomendas joaninas, a observação do conteúdo do Álbum Weale deve de ser complementada com a consulta da correspondência assiduamente trocada entre Lisboa e Roma e ainda da vasta documentação produzida pela embaixada de Portugal, disponível na Biblioteca da Ajuda.

Esta exposição, que inclui, além dos desenhos, diversas peças da época, tais como quadros e peças de ourivesaria - relicários cálices, salvas e custódias, - está patente na Galeria de Exposições Temporárias do Museu de São Roque até ao próximo dia 25 de outubro.

Galeria de fotografias aqui

Sem comentários: