As Jornadas do Património 2016 em imagens: 23-25 de Setembro


A Biblioteca da Ajuda associou-se, mais uma vez, às Jornadas Europeias do Património, este ano sob o tema Comunidades e Culturas, nas mais diferentes abordagem que o tema sugere.
 
Considerando-se uma Comunidade como um conjunto de pessoas que partilham o mesmo espaço, organizadas em torno de orgânicas e de um legado histórico-cultural comuns nas suas mais variadas formas.

A Biblioteca da Ajuda, no contexto das suas coleções, orientou o tema para as figurações do Mundo humano patentes nas representações de um mundo em descoberta, dividido em continentes.
 
 
 
Essas Representações, que vão muito além das meras delimitações das fronteiras geográficas, tão-somente políticas e cujas limites têm sido constantemente alterados ao longo dos anos, levam-nos a uma multiplicidade de olhares / “leituras” que nos permitem, em mapas e gravuras da Coleção da BA, estas com uma linguagem muito visual, caracterizar as diferentes Comunidades e Culturas que coabitam nos vários continentes.
 
 
As obras, do séc. XV a XIX, escolhidas para a presente mostra, têm como objectivo representar uma espécie de repositório de memória de comunidades, existentes ou desaparecidas, a partir da sua identidade própria e que as caracterizam enquanto povo, com as diferenças culturais representadas nas crenças, arte, moral, leis, usos, costumes, entre outros




 

Sem comentários: