Biblioteca da Ajuda, dia 19 de Dezembro, às 18.00h
Apresentação pela Senhora Doutora Maria João Neto, coordenadora científica do projecto, e pelo Senhor Prof. Vítor Serrão.
Da viagem de Thomas a Pitt a Portugal e Espanha, em 1760, resultou um manuscrito, conservado inédito até hoje, com as das suas impressões e alguns registos gráficos de alguns monumentos ibéricos. Além de constituir um testemunho mais da já extensa literatura de viagens setecentista a Portugal, a reflexão de Pitt, passada a escrito pelo companheiro de Pitt, o eclesiástico e erudito William Cole, assume particular importância pelo papel do seu autor nas discussões contemporâneas sobre a origem do estilo gótico, informadas, naturalmente, também pelo seu conhecimento da arquitectura medieval peninsular.
A presente edição foi realizada a partir da versão conservada na British Library (Londres) e cotejada com o manuscrito até agora desconhecido guardado na Biblioteca Nacional da Escócia. A coordenação científica do projecto coube à Senhora Professora Doutora Maria João Neto (Faculdade de Letras de Lisboa), a fixação do texto ao Senhor Professor Doutor Bernardo Sá Nogueira, e a tradução ao Senhor Doutor Pedro Almeida Flor.
A realização desta edição, coordenada pelo IPPAR, foi possível graças ao patrocínio do Centro de História da Universidade de Lisboa.
Da esquerda para a direita: Professor Doutor Bernardo Sá Nogueira, Professor Doutor Vitor Serrão, Vice-presidente do IPPAR Professora Doutora Arquitecta Andreia Galvão, Professora Doutora Maria João Neto e Dr. Pedro Almeida Flor.
Sem comentários:
Enviar um comentário