7 de Dezembro, às 15.30h, na Biblioteca da Ajuda
O Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR) e o Grémio das Empresas de Conservação e Restauro do Património Arquitectónico (G.E.Co.R.P.A.) assinam Protocolo de Cooperação para a Conservação e Restauro do Património Edificado.
Cientes da importância da protecção, valorização, reabilitação e manutenção dos bens culturais imóveis que integram o património histórico-arquitectónico do País, o IPPAR e o G.E.Co.R.P.A. estabelecem um protocolo de cooperação com o objectivo de contribuírem para a excelência nas intervenções de conservação e restauro do património edificado.
Entre as diversas vertentes de colaboração previstas no protocolo, o IPPAR e o G.E.Co.R.P.A. definirão em conjunto com outras entidades e ordens profissionais, requisitos complementares de qualificação a exigir às empresas que queiram operar no segmento da conservação e restauro, bem como aos profissionais de engenharia e arquitectura que pretendam exercer actividade nesta área.
Pretende-se, também, contribuir para a divulgação, por todos os meios, dos princípios, normas, metodologias, requisitos e tecnologias para uma correcta intervenção no património edificado. Este protocolo propõe-se ainda contribuir para que as "boas práticas" definidas sejam tidas em conta na concepção e organização de acções de formação valorizando a componente prática dos respectivos programas.
Entende-se que a excelência da mão-de-obra qualificada é um factor de progresso e emprego, recurso estratégico importante para o crescimento da economia e o desenvolvimento sustentável do país.
Sem comentários:
Enviar um comentário