2024: Novidades do acervo:




D. Amélia : a neta de Napoleão que se tornou Imperatriz do Brasil / Cláudia Thomé Witte. - S. Paulo : LeYa Brasil, 2023. - 604 p. : il. color 22 cm. - (A História não contada). - Oferecido pela autora à Biblioteca da Ajuda em 12/12/2023
ISBN 978-65-5643-275-5. - Biografia / São Paulo
BA 256-VI-50

Cláudia Witte revela quem foi a segunda mulher de D. Pedro I, uma mulher do seu tempo que soube muito bem usar o seu poder e influência.

Às biografias das mais célebres personagens do Império do Brasil, D. Pedro I, D. Pedro II e D. Leopoldina, junta-se agora a de D. Amélia de Leuchtenberg, a segunda imperatriz brasileira que, apesar da influência que exerceu, é ainda pouco conhecida dos brasileiros e portugueses.

Vinda de Munique, na Baviera, da família de Napoleão Bonaparte, D. Amélia foi “a ovelha que não temeu o lobo”, aceitando casar-se com D. Pedro I, apesar da sua fama. Veio, com apenas dezessete anos, para um continente completamente desconhecido para ocupar um dos cargos mais importantes de uma nação.

Quis o destino que ela só permanecesse no Brasil por um ano e meio. Depois da Abdicação, D. Amélia voltou à Europa com D. Pedro e a sua enteada, Maria da Glória, futura D. Maria II, para retomar o trono de Portugal. Ali, após a morte do marido,  manteve-se fiel à memória de D. Pedro e ao seu legado político e empenhou-se no papel de segunda mãe dos filhos do primeiro casamento do imperador do Brasil, ainda que à distância. É por essa trajetória que Cláudia Witte nos guia, dando um panorama geral do contexto histórico durante a vida da imperatriz e das implicações políticas das decisões e dos movimentos feitos pela realeza, sem se esquecer do lado humano, das vivências, desafios, afetos e desafetos das pessoas que fizeram a história.

Sem comentários: