Dia Nacional do Estudante: 24 de Março

D. Augusto PNA Reg. 42084
Hoje, em que se celebra o dia Nacional do Estudante, publicamos o horário e as matérias de estudo destinados, assumimos pela data, ao Infante D. Augusto. Sendo datado de 1863, o horário em causa, terá sido elaborado para o Infante D. Augusto, Duque de Coimbra, pois os seus irmãos os Infantes D. João e D. Fernando morreram, tal como o Rei, D. Pedro V, também seu irmão, em 1861. A educação das Infantas, D. Maria Ana e D. Antónia, estava a cargo de D. Maria de Vasconcelos e Sousa (Castelo Melhor). 

Os estudos iniciavam-se às 7h00 e, para além das quatro línguas (Alemão, Francês, Inglês e Latim), era lecionada matemática, geografia, história, e ainda lições de piano, desenho, caligrafia,  equitação e esgrima. O domingo era mais leve na matéria, estudo e catecismo, sendo as restantes horas, depois da missa, dedicadas à brincadeira ou, à época, "recreação". 
Como Maria Antónia Lopes [1], refere Os príncipes das três últimas gerações da família real portuguesa, nascidos entre 1837 e 1889, foram todos poliglotas e bons conhecedores de uma vasta gama de saberes que ia das Humanidades às Ciências Naturais e às Artes, dominando em cada uma dessas áreas um amplo leque de disciplinas, a que aliavam as práticas desportivas e os tradicionais talentos das elites. (…). A aquisição de uma tal erudição e aptidões só foi possível porque seguiram todos um programa educativo muito exigente, com anos de trabalho árduo....


BA. 54-X-31, n.º 141

  1863, Nov. 3, Paço das Necessidades

  Horas de estudo e das lições de S. A.  

 Assina Manuel Moreira Coelho: Vice cônsul em Paris e que, a partir de 1847, passou a supervisionar a educação dos Infantes, filhos  da Rainha D. Maria II.






Família Real, PNA Reg. 60074


 1863

 D. Maria Pia, D. Luis, D. Fernando e D. Augusto

                                             
D. Augusto, PNA Reg. 49180

A educação dos príncipes, nas colecções do Museu-Biblioteca da Casa de Bragança [aqui]


[1]  Lopes, Maria Antónia, A educação dos príncipes nas últimas três gerações da família real portuguesa in: A educação dos príncipes, nas colecções do Museu-Biblioteca da Casa de Bragança / Textos David Felismino… [Et Al.]; coord. Maria de Jesus Monge… - [S.l.] : Fundação da Casa de Bragança Museu-Biblioteca, D.l. 2017

 

Sem comentários: