A Biblioteca da Ajuda — Biblioteca Real, sua antiga designação— foi
herdeira de alguns acervos legados pelos seus possuidores.
De entre eles destacamos a livraria de José Monteiro da Rocha (1734-1819), mestre do príncipe D. Pedro e dos Infantes seus irmãos, doutor em Cânones, lente da Universidade de Coimbra onde regeu as disciplinas de Ciências Físico-Matemáticas e Astronomia, membro da Sociedade Real da Marinha e da Academia Real das Ciências (à qual legou a colecção de manuscritos). A sua livraria, com ca. de 1300 títulos, foi deixada em testamento ao príncipe real D. Pedro de Alcântara (futuro D. Pedro IV), e incorporada na Biblioteca da Ajuda em 1822 (BA. 52-XIV-35, nº 42).
O “Catalogo dos Mapas // anno de 1831”, com a cota 51-XIII-8, inclui a ref. de "Mapa da Capitania da Bahia, dividido em 4 partes pelos seus Confins", "2.º e 3º pte", n.º reg. 390-391, pert. "Rocha". As partes, 1.ª e 4.ª, não deram entrada na BA.
Reg. 390 (2.º parte)
Mapa da Baía em gesso, colorido, sobre madeira; perdas no canto superior esquerdo
37,5 x 51,7 cm
Reg. 391 (3.º parte)
Mapa da Baía em gesso, colorido, sobre madeira;
37,5 x 51,7 cm
Ambos os mapas, não datados e sem autoria atribuída, têm na cartela, para além do título e da escala usada as iniciais A.D.S.A.
Reg. 390
Até à data as iniciais, acima, apesar das várias tentativas de identificação, nada nos diziam (!) há dias, no seguimento de uma troca de e-mails, com um dos mais importantes historiadores do Brasil, o Prof. João José Reis (Univ. Federal da Bahía) e graças ao seu contributo, ficámos a saber que as inicias se referiam a Anastácio de Santa Anna autor do "Guia de Caminhantes" [aqui], do acervo da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. Do mesmo modo a data, que estava situada no séc. XVII foi, com a informação prestada e por comparação, recolocada na segunda metade do séc. XVIII princípio do XIX.
Mais informações:
José Monteiro da Rocha (Canavezes, 25 de Junho 1834 – Lisboa, 11 de Dezembro 1819) / Fernando B. Figueiredo [aqui]
José Monteiro da Rocha (1734-1819): notícia do seu legado na Biblioteca da Ajuda [aqui]
Sem comentários:
Enviar um comentário