Dia da Conversão de S. Paulo

No dia da conversão do chamado Apóstolo dos gentios, celebrado hoje dia 25 de Janeiro, a Biblioteca da Ajuda apresenta um dos seus manuscritos iluminados:

 Epístolas de S. Paulo: BA 52-XII-34
 
Códice em pergaminho, manuscrito e iluminado. Texto em latim, bicolor. Letra francesa. Glosas marginais em encarnado. Capitulares iluminadas. Nove iluminuras representando cenas de vida de S. Paulo, com cercaduras ornamentadas a cores, ouro e prata com elementos vegetalistas, animais e seres fantásticos.
200 x 125 mm, [80] fls.
 


Desconhece-se o modo como o códice das “Epístolas de S. Paulo” chegou à Biblioteca da Ajuda, tendo o livro uma anotação manuscrita no interior da contracapa com data de 20 de Novembro de 1722 [1722 Nov 20].

 A autoria das iluminuras, desconhecida, poderia ser atribuída a Jean Bourdichon (Tours, c. 1457 – 1521) pelas semelhanças com algumas das suas obras [cf. Paul Getty Museum ].

 Encadernação, inteira de pele (vermelha),  com super-libros e monograma, em ambas as pastas, de Philippe de Béthune (1565-1649). É composto pelo brasão da família circulado pelo colar da Ordem do Espirito Santo, da qual foi nomeado cavaleiro a 31 de Dezembro de 1619. Nos cantos e na lombada, encontra-se repetido o monograma composto por dois "PP" (Philippe), encimados por coroa de conde e circulados por duas palmas. Na lombada aparece o título gravado a ouro “Epistri de S. Pauli”.

 Philippe de Béthune, foi embaixador de França em diversos territórios europeus, nomeadamente, Escócia, Saboia e Alemanha. Têm especial destaque os seus anos como diplomata em Roma, entre 1601 e 1605. Colecionador de arte, é famosa a sua colecção de pinturas, esculturas e manuscritos históricos, com especial relevância para o conjunto de livros de horas. A sua biblioteca foi oferecida a Luís XIV, sendo actualmente uma das joias do Gabinete de Manuscritos e Estampas da Biblioteca Nacional de França.

Em seis das iluminuras, na cercadura, aparece um brasão acompanhado da divisa “Non plus” e de um báculo.
O brasão pertence à família Saint-Gelais (Lusignan) [cf. aqui], com uma pequena variação em relação à parte do brasão pertencente à Família Lusignan. A divisa “Non plus” era utilizada por um dos membros mais conhecidos desta família, o tradutor, poeta e bispo de Angoulême Octavien de Saint-Gelais  (Cognac, 1468-1502). Foi autor de traduções em verso da Eneida de Virgílio, das comédias de Terêncio e de uma Heroide de Ovídio. Outras obras apareceram sob sua autoria, após a sua morte, como a Caça ou a Partida de Amor (1509), ou a Estada de honra (1519). O poeta e músico Mellin de Saint-Gelais é seu sobrinho ou filho natural. Tornou-se bispo de Angoulême em 1494, pelo que o brasão com o báculo tem que pertencer a este período
 
O Códice contém nove das catorze epístolas de S. Paulo, considerado um dos textos mais importantes do Novo Testamento:

Epístola de S. Paulo aos Filipenses (fl. 1 a fl. 9v)

Epístola de S. Paulo aos Colossenses (fl. 9v a fl. 17v)

Primeira epístola de S. Paulo aos Tessalonicenses (fl. 17v a fl. 25v)

Segunda epístola de S. Paulo aos Tessalonicenses (fl. 25v a fl. 30v)

Primeira epístola de S. Paulo a Timóteo (fl. 30v a fl. 40)

Segunda epístola de S. Paulo a Timóteo (fl. 40 a fl. 47)
 

Epístola de S. Paulo a Tito (fl. 47 a fl. 51v)

Epístola de S. Paulo a Filémon (fl. 51v a fl. 54v)

Epístola de S. Paulo aos Hebreus (fl. 54v a fl. 80v)

 
S. Paulo, com nome de nascimento Saulo, nasceu em Tarso, na Cilícia, actual Turquia (c. 3 – c. 66). Filho de Judeus, nasceu cidadão romano privilégio atribuído a seus pais. 

Estudou em Jerusalém tendo sido discípulo do rabino Gamaliel. Fiel às Tradições Judaicas, considerava os discípulos de Jesus traidores dessa religião razão pela qual os perseguia. A caminho de Damasco (Síria), teve uma visão que redundou na sua conversão ao Cristianismo. Transformando por completo a sua vida começou a pregar e a dar testemunho de Jesus, como Filho de Deus.

Um dos seus principais objectivos foi a evangelização dos povos pagãos, daí ser conhecido como Apóstolo dos gentios. É considerado como um dos maiores pensadores da História do Cristianismo. S. Paulo morre em Roma, decapitado, à roda de 67 e 68 D.C.

Mais:

Le Cabinet des manuscrits de la Bibliothèque impériale / Léopold Victor Delisle , Volume 1  p. 266-268

Philippe de Béthune (1565-1649) [aqui]

Sem comentários: