O Dia da Escrita à Mão - 23 de Janeiro de 2019


A propósito da data, que se assinala esta quarta-feira, a Biblioteca da Ajuda deixa vários exemplos de manuscritos (do latim manu = mãos e scriptus = escrever), que poderão ainda, e dependendo de características próprias, ser classificados de autógrafos — escrito pela mão do autor ou iluminados — com adornos vários (nas letras, miniaturas, bordas...) que irão conferir uma beleza suplementar às letras que compõem o texto.
 
MANUSCRITOS AUTÓGRAFOS:
 

Viena de Áustria 14 de Julho de 1745
Carta de Sebastião José de Carvalho eMelo, para o Comendador Manuel Pereira de Sampaio Ministro Plenipotenciário de Dom João V em Roma [1691-1750], a dar notícias da sua chegada a Viena

BA. 51-XIII-24, n.º 1; Autógrafo

 
O Condestable Dom Nunalurez Pereira / Francisco Rodrigues Lobo, ca 1603 [data tirada da ded.]
Cod. Ms. em papel, [1] 180 fls. – 4.º (21,5x156mm). - Enc. em pergaminho. - Notas marginais. - ded. ao Duque de Bragança, D. Teodósio II, pai de do futuro D. João IV, em Setembro de 1603. 
BA. 49-III-70


 MANUSCRITOS ILUMINADOS:

 [Séc. XV]
Historia de Alexandre Magno da Macedónia, por Quinto Cúrcio Rufo.
Tradução portuguesa da tradução italiana de Pedro Candido [Pier Candido Decembrio].
Dedicada ao Duque de Milão e de Pavia, Filipe Maria [Filippo Maria Visconti.].
BA – 52-XIII-24 (pergaminho)
 


SIENA, Aldobrandino de ? – 1287
[Régime du Corps] / [Aldobrandino da Siena = Allebrant de Florence]

[Manuscrito, [1356]. - 138, [28], [2] f. : 27 lin. ; velino, il. color ; 280x200 mm. - Enc. de pele, com ferros gravados a ouro.
BA 52-XIII-26 [digit. aqui]
 Fol. 1: capital ornamentada a cores e ouro, iluminura com a representação da Criação do Mundo e cercadura ornamentada com motivos estilizados de flora e fauna, com brasão de armas na tarja inferior; ao longo do texto iniciais iluminadas, historiadas e ornamentadas com flores e animais.

 

No último fl., com letra diferente "Cest la [sic] liure que fu fait et compile par maistre Allebr nt [sic] de florente a la requeste de la Contesse de prouence [Beatriz de Sabóia, 1200-1266] qui estoit la meere de la Royne de france de la Royne dalmayn de la Royne dangleterre et la contesse danjou Et fuitcompile en lan mil cccbj.".

 

Sem comentários: