Eis
uma ideia inteligente e utilíssima: um livro que contém informação sobre
consumo de água potável (texto educativo) e cujas páginas podem ser destacadas
e usadas como filtros (material salva vidas), eliminando 99% das bactérias
contidas na água (anteriormente) imprópria para consumo.A Dr. Theresa Dankovich, da Universidade Carnegie Mellon, inventou, no decorrer dos seus trabalhos de investigação em Química, um papel bactericida feito de nanopartículas e, simultaneamente, um método barato e benigno de o produzir. Os filtros/ páginas têm uma duração eficaz de várias semanas, garantindo, assim, um ano de vida “útil” a cada livro, dadas as suas dimensões e número de folhas.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, esta invenção – mais um passo importante para a humanidade - irá assegurar, tão cedo quanto possível, isto é: o financiamento necessário à produção em larga escala, o acesso de milhões de pessoas a água potável, salvando-as da morte por contaminação de micróbios.
Sabíamos
que os livros faziam bem ao homem e que muito têm contribuído ao longo dos
séculos para a sua saúde física, mental, emocional, social; surpreende-nos
sempre, contudo, tomar conhecimento de inusitadas e fascinantes propriedades
que os livros também possuem, verdadeiramente O Admirável Mundo Novo.
Na Biblioteca da Ajuda encontram-se inúmeros livros, tantas vezes salva-vidas, privilégio de quem os leu, lê e lerá, prova irrefutável do seu efeito na humanidade, valor e caracter eterno. Torna-se, por isso, difícil selecionar um só título, uma só obra, um só exemplo.
Atendo-nos, por imperativos do tema central deste texto, à área científica – também muito representada nesta casa – e celebrando esta descoberta admirável e promissora, destacamos do nosso acervo a obra magna de Isaac Newton, ainda hoje considerado o maior cientista de todos os tempos:
Newton, Isaac, Sir (1642-1727)
Philosophiae naturalis principia mathematica
Londini : Apud Guil. & Joh. Innys, 1726.
Editio tertia aucta & emendata.
Philosophiae naturalis principia mathematica
Londini : Apud Guil. & Joh. Innys, 1726.
Editio tertia aucta & emendata.
BA 32- IX- 5

Sem comentários:
Enviar um comentário