Ramalho Ortigão (Porto, 1836 - Lisboa, 1915); Director da Biblioteca da Ajuda (1895 -1911)

(...)

O numero de volumes de que hoje se compõe esta livraria é o seguinte:
 
Incunabulos 178
Raros 488
Manuscritos (volumes e pastas 2:434
Impressos (fundo El Rei D.Luiz 8:302

// [f.15r.]
Impressos, excluindo folhetos (fundo
da Ajuda 55:588
Musica impressa 281
Musica manuscrita antiga 2:305
 Idem moderna 146
 Idem (duplicados) 256
Pastas contendo folhetos 145
Total  70:123 volumes 
O numero das pastas em que se recolheram e coordenaram musicas e papeis soltos é de 213  //
 
[f.15v.] A catalogação compreende ao presente o seguinte numero de verbetes:
Verbetes de obras impressas 30:869
Verbetes de manuscritos cerca de 11:000
Verbetes por Cardoso Bettencourt
 destinados ao catalogo completo dos
manuscritos redigido em francez. 31:700
Numero de verbas do catalogo das
Necessidades esclarecidas com a cota dos livros a que ellas se
referem 8:772
Total  82:341 //
 
[f.16r.] Considerando quanto seria util aos estudos historicos e quanto honroso para a bibliografia portugueza a publicação em lingua franceza de um perfeito catalogo methodico dos manuscritos da Ajuda, e julgando singularmente habilitado para levar a cabo esse trabalho o erudito bibliografo Cardoso Bettencourt, entendi do meu dever aproveitar a excecional aptidão desse precioso colaborador, e, em Setembro de 1905, tive a honra de propor a Sua Magestade El Rei o Senhor D. Carlos, perante um desenvolvido relatorio dos trabalhos projectados, que fosse admitido na Bi//bliotheca [f.16v.] da Ajuda, como auxiliar provisorio da catalogação o dito Cardoso Bettencourt, encarregado do catalogo methodico dos manuscritos com a modesta gratificação mensal de 25:000 reis. Sua Magestade houve por bem aprovar gostosamente a minha proposta. A alta competencia de que nestes trabalhos deu testemunho o meu colaborador foi mais tarde conhecida da Academia Real das Sciencias, que sem concurso o nomeou official da sua bibliotheca, combinando-se entre o inspector // [f.17r.] da bibliotheca da Academia e o director da Bibliotheca da Ajuda que o nomeado distribuisse o seu tempo de modo que pudesse servir nas duas livrarias. Deliberou-se ainda, com aprovação de El Rei, que em vez de receber a gratificação mensal de 25:000 reis, Bettencourt fosse gratificado por dia de trabalho  na quantia de 1:000 reis. Desse modo se tem regulado os seus vencimentos, não excedendo nunca e raramente atingido a importancia mensal de 25:000 reis //  [f.17v.] a sua gratificação. O praso da conclusão do trabalho de Bettencourt foi calculado sobre a catalogação aparente dos volumes existentes - 2:434. O trabalho feito demonstrou que dentro desses 2:434 volumes se achavam mais de 25:000 documentos, que tinham de ser lidos e analisados a um por um, em diferentes linguas e variadissimas caligrafias, demandando o estudo complementar de obras impressas insuficientemente descritas, o estudo das marcas de papel, filigranas, indispensavel para fixar a edade de varias peças, o estudo dos ex-libris, etc. Estas clausulas tornaram // [f.18r.] muito mais longo do que se previra o trabalho proposto. A analyse das numerosas especies manuscritas acha-se porem quasi completamente concluida, e seguramente ainda neste anno entraria no prelo o catalogo, que - espero eu - honraria a saudosa e querida memoria do soberano que para bem da sciencia historica e das letras patrias o mandou fazer.
Acha-se ja no prelo, e em grande parte composto o Catalogo dos Incunabulos da Bibliotheca da Ajuda, ­ obra por algum tempo  interrompida pela necessidade de mandar fundir, por não existirem, // [f.18v.] alguns antigos caracteres typograficos.
Sobre a materia desta nota, assim como sobre quanto se refira ao serviço de Vossa Magestade, aguarda com o devido acatamento as ordens de Vossa Magestade, a quem tem a honra de beijar a mão, o seu velho creado muito agradecido, respeitoso e dedicado.
[assin.] Ramalho Ortigão

Sem comentários: