Publicações - Oferta dos Editores


Oferta da Biblioteca Nacional de Portugal:


  • Sabor-Mamoré : viagem de comboio sobre o mar / Duarte Belo. - Lisboa: Biblioteca Nacional de Portugal, 2013

Esta obra é ao mesmo tempo um livro de imagens sobre o território de duas ferrovias abandonadas e uma reflexão que nos transporta, entre uma e outra, num percurso de viagem imaginária.

«Apanhar o comboio em Duas Igrejas, cais terminal da linha ferroviária do Sabor, nas proximidades de Miranda do Douro, no interior da Península Ibérica, em Trás-os-Montes.Atravessar o Planalto de Miranda e descer ao Pocinho, já na margem esquerda do Rio Douro. Embarcar neste cais fluvial até à foz do rio, no Porto. Depois, prosseguir viagem, via marítima, atravessar o oceano Atlântico, até à desembocadura do Amazonas. Subir este rio em cerca de 1000 quilómetros até à foz do rio Madeira e prosseguir rio acima por esse afluente do Amazonas, um dos seus maiores tributários, até Porto Velho, capital do Estado brasileiro da Rondonia, cais terminal da navegabilidade desse rio. Aí, apanhar novamente o comboio, Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, em direcção a Guajará-Mirim, já em território boliviano, no interior da América Latina, mais próximo do Oceano Pacífico do que do Atlântico, termo de viagem.

  • Dous gigantes pintados cõ hũs bastões nas mãos: gravuras chinesas de porta dos séculos 18 A 20 da coleção de A. E. Maia do Amaral. - Lisboa: Biblioteca Nacional de Portugal: Imperium, 2013

dous-gigantes_capaEstas gravuras, muito populares na China, e impressas através de xilogravura, representavam geralmente guardiões armados e em pose ameaçadora. Sendo usualmente afixadas nos portões ou portas exteriores dos pátios, tinham por função afastar da casa espíritos e demónios.





Livraria online (BNP)

Sem comentários: