Obras recebidas na Biblioteca da Ajuda: estudo e publicação de fontes


A Escada de Jacob - Cartas íntimas de soror Clara do Ss.º Sacramento para D. João de Sousa e outras afins (1677-1714) / Alice lázaro; pesquisa, transc. e anotação das cartas, Maria da Conceição Geada. - [Lisboa]: Chiado Editora, 2014.


Escada de JacobAs cartas que D. Antónia Margarida de Castelo Branco ou soror Clara do Ss.º Sacramento escreveu a D. João de Sousa, seu primo, vêm contemplar o retrato que se conhece dela, desde a difusão da sua famosa autobiografia. Esta tem vindo a inspirar várias reinterpretações, testemunho evidente da sua riqueza e interesse. Com a luz que as cartas aportam, pretende-se iluminar o lado menos exposto da vida desta mulher cuja vida decorre quase toda no século XVII, ao mesmo tempo que nos propõem uma revisitação da sua tão interessante quanto complexa personalidade.

Cento e sete é o total das cartas, datadas de 19 de Julho de 1677 a meados de 1714, escritas por Soror Clara do Santissimo Sacramento, recolhida no Convento de Santos-o-Novo e religiosa professa no Mosteiro da Madre de Deus (Lisboa), para D. João de Sousa, seu primo, Bispo do Porto e Arcebispo de Braga e Lisboa, existentes na Biblioteca da Ajuda com a cota 52-VIII-33.

Fontes Relacionadas:

Fiel e verdadeira relação que dá dos socessos de sua vida a creatura mais ingrata a seu Criador por obediencia de seus padres espirituaes e novamente tornada a escrever por hum socesso na era de 1685 annos [ Manuscrito] / Clara do Santíssimo Sacramento
BNP: Cod. 11357 


Sem comentários: