A homenagem à história portuguesa na sua aventura marítima de "dar novos mundos ao mundo" inspira e aperfeiçoa tecnicamente a arte do cartaz público e da sua dimensão simbólico-artística, como se manifesta exemplarmente no cartaz genérico criado pra a ocasião.
BA. Reg. 2590
As comemorações, cuja coordenação esteve dependente da Comissão Executiva (cf. post anterior), foram amplamente divulgadas por vários periódicos da altura, de entre os quais destacamos a revista Occidente cujos n.º 59 [aqui], suplemento ao n.º 59, e dos n.º 60 ao n.º 62, lhes foram dedicados.
O n.º 62 [aqui], com poucos artigos, escritos, publicou várias estampas de Henrique Pousão e de Casanova, ilustrativas de alguns dos festejos ocorridos na cidade de lisboa:
A primeira edição dos Lusíadas / por Tito de Noronha. - Porto ; Braga : Livraria Internacional de Ernesto Chardron, 1880. - 87, [10]p. : il 30,5 cm. - (Camoniana). - Dedicatória, ms, de Tito de Noronha ao Rei D. Luís. - Tem selo, muito sumido, do arrolamento de 1911 "U''1234". BA 149-X-54
Sem comentários:
Enviar um comentário