Publicação de textos

No âmbito do IX Colóquio Internacional Coleções de Arte em Portugal e Brasil nos Séculos XIX e XX - Modus Operandi, que decorreu no Palácio Nacional da Ajuda de 16-18 de Novembro de 2022, já estão disponíveis, aqui, os textos das narrativas apresentadas.




De entre as diversas comunicações, agora publicadas em formato digital, destacamos, pela sua direta relação com o acervo da Biblioteca da Ajuda os textos seguintes:

— “Gosto Musical e coleccionismo de D. João VI e D. Carlota Joaquina: Sua expressão na Biblioteca da Ajuda" de Mafalda Magalhães Barros e Maria João Albuquerque que a partir do importante acervo musical da Biblioteca da Ajuda, abordam o papel de D. João VI e de D. Carlota Joaquina no campo do "coleccionismo informado" caracterizado pelo evidente apoio, destes, à produção artística e aos artistas.





Te Deum Laudamus a 4 vozes com grande orquestra... Dedicada a Sua Magestade Imperial e Real a Senhora D. Carlota Joaquina Rainha de Portogal [sic] Para solenizar a feliz chegada de S. A. Serenissima o Snr. Infante D. Miguel. Lisboa, 1827. BA 48-IV-17, n.º 1.



— "Duas pinturas e dois desenhos inéditos de um professor e de um aluno da Academia de Belas-Artes de Lisboa: Máximo Paulino dos Reis (1778-1865) e Vítor Bastos (1829-1894)", do Professor Eduardo Duarte que foca a importância, na "... perspetiva cripto-artística de obras esquecidas de coleções desaparecidas e de trabalhos que não passaram da fase de conceção, projeto e de fragmentos..." de obras presentes em colecções particulares e instituições públicas de entre das quais uma, de Máximo Paulino dos Reis, faz parte do acervo da Biblioteca da Ajuda.







Máximo Paulino dos Reis
Póvoa de Santa Iria, 4.ª Estação do Caminho de Ferro (1862), guache, 49 x 64,3cm. 
Biblioteca da Ajuda, Reg. 1101.




Sem comentários: