Destaques do Acervo: Ricordo del viaggio in Persia della Missione italiana ,1862

A Biblioteca da Ajuda integra no acervo um álbum de fotografias de Luigi Montabone - fotógrafo da primeira missão oficial do Reino da Itália no Irão levada a cabo em 1862.
BA 123-III-39

O álbum em questão é um trabalho extremamente importante, seja pelo raro testemunho visual que oferece, seja pelo papel que teve no desenvolvimento de estudos historiográficos relacionados com fotografia durante o período em que a Pérsia (Irão desde 1934) foi governada pela dinastia real Qajar, de origem turca, especificamente da tribo Qajar, que governou a Pérsia de 1789 a 1925.


Marcello Cerruti


A missão em questão, ordenada por Rei Vítor Emanuel II, foi planeada e organizada por Camillo Benso de Cavour, liderada por Marcello Cerruti e era composta por 19 membros de diferentes áreas: diplomática, militar, comercial e científica.   
Grupo da Missão


A composição da missão que incluía cientistas desacatados visava representar o prestígio político e cultural da nova Itália. 






Figuras significativas incluem um grupo de cientistas, incluindo Giacomo Lignana, professor de filologia comparada na Universidade de Nápoles; Camillo Ferrati, professor de geodésia da Universidade de Turim e matemático Michele Lessona, professor de história natural da Universidade de Gênova e médico; Filippo De Filippi, diretor do Museu de Geologia de Turim; Giacomo Doria, jovem naturalista genovês e Carlo Orio, bacólogo, todos destinados a ocupar posições importantes no panorama científico italiano.

Palácio real em Teerão, vista do jardim
      
Mesquita de Sultanieh
  

Soldados persas


Palácio real de Kasvin

Mais [aqui]

Sem comentários: