25 de Junho

Álvaro Siza Vieira nasceu neste dia no ano de 1933, em Matosinhos. 
Estudou Arquitetura na Escola Superior de Belas Artes do Porto (1949- 1955). Foi colaborador de Fernando Távora. Ensinou na Escola Superior de Belas Artes do Porto (1966 -1969) e voltou a esta Escola como Professor Assistente.
Foi Professor Visitante em várias universidades. Lecionou, ainda, na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, onde deu a sua última aula em Outubro de 2003.
É autor de numerosos projetos, em Portugal e no estrangeiro, desde a Casa de Chá da Boa Nova, em Leça da Palmeira, à Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, da Biblioteca da Universidade de Aveiro, ao Museu de Arte Contemporânea de Serralves.
Na Holanda, dirigiu, desde 1985, o Plano de Recuperação da Zona 5 de Schliderswij; em Espanha, delineou os projetos para o Centro Meteorológico da Villa Olímpica de Barcelona, para o Museu de Arte Contemporânea da Galiza e para a Faculdade de Ciências da Informação, em Santiago de Compostela. As suas obras foram expostas em numerosas cidades.
Participou nos mais prestigiados fóruns mundiais de Arquitetura. Recebeu inúmeros e os mais relevantes prémios, dos quais destacamos a medalha de Ouro de Arquitectura do Colégio de Arquitectos de Madrid, a Medalha da Fundação Alvar Aalto, o Prémio Prince of Wales da Harvard University e o Prémio Europeu de Arquitetura da Comissão das Comunidades Europeias/Fundação Mies van der Rohe. Em 1992, foi-lhe atribuído o Prémio Pritzer, o “Nobel” da Arquitetura, pelo conjunto da sua obra.
Siza Vieira é membro da American Academy of Arts and Science e "Honorary Fellow" do Royal Institute of British Architects, do AIA, da Académie d'Architecture de France e da European Academy of Sciences and Arts.
Assinou vários livros dentro e fora do país e há diversos títulos publicados em várias línguas sobre a sua obra, admirada e estudada em todo o mundo.
A Biblioteca da Ajuda assinala, com entusiasmo e admiração, esta data, festejando o aniversário do Mestre, do intelectual e do cidadão Siza Vieira; sugerimos, por isso, a consulta de uma obra do imenso e rico acervo desta biblioteca, certos da curiosidade e satisfação que Siza Vieira encontrará na sua leitura.
39-V-70

Regras das cinco ordens de architectura segundo os princípios de Vignhola, com hum ensaio sobre as mesmas ordens feito sobre o sentimento dos mais celebres architectos Escriptas em francez por *** e expostas em portuguez por... J. C. M. A. com o augmento de varias reflexoes interessantes sobre as mesmas ordens; com a ordem attica, e com huns principios de geometria prática que facilitao a intelligencia desta obra e de outras deste genero / [Giacomo Barozzi de] Vignhola. - Lisboa : Impressao Regia, 1830

Sem comentários: