DIA MUNDIAL DA LÍNGUA PORTUGUESA 2025

A Biblioteca da Ajuda (BA), na qualidade de Biblioteca Patrimonial, desempenha um papel essencial na preservação e enriquecimento do conhecimento sobre e da língua portuguesa. O seu valor não se resume apenas à conservação dos livros antigos e/ou raros, mas também à manutenção da memória histórica e cultural que molda a evolução da língua.

Gramática da Língua portuguesa de João de Barros (1496-1570), impressa em Lisboa em 1540, embora seja historicamente a segunda – a 1ª de Fernão de Oliveira, de 1535 – é considerada como pioneira na sistematização da língua portuguesa moderna sendo a base de outras que a continuaram.

                                    










Neste caminho do estudo da origem e evolução da língua portuguesa lembramos o Vocabulário da Língua Portugueza, de Bluteau, ainda hoje um recurso importante para a compreensão histórica da "viagem cronológica das palavras" e um marco no estudo sistemático do português do séc. XVIII. Versão digital através da BND: aqui

A globalização da língua portuguesa teve o seu apogeu na era dos Descobrimentos, em que o contacto com outros povos tornou premente a comunicação verbal para expandir o cristianismo e o comércio, originando os primeiros dicionários da língua portuguesa face a outras línguas não europeias de que a BA guarda uma memória alargada na sua coleção:




RODRIGUES, João (P.)

 Arte breve da lingooa Japoa tirada da arte grande da mesma lingoa para os que começam a aprender os primeiros principios d’ella / João Rodriguez Amacao: no Colegio da Madre de Deus da Comp. de Jesu, 1620 4.°. — Enc.em perg. — Pert.: Bibl. Nec 
Cim. 50-XI-3

DIAS, Pedro (D.)

 Arte da lingua de Angola / Dom Pedro Dias 
Lisboa: na officina de Miguel Deslandes, 1697 
8.°. — Pert.: Col. Nobres 

Cim. 50-VIII-19






Em suma, são estes e outros tantos exemplos que se conservam no acervo da BA e que são fundamentais não só para manter a língua viva e em constante evolução, como instrumento de comunicação mas também como um reflexo da história e da cultura dos povos que a utilizam, nos seus diferentes contextos.



CPB &FG@BA

Aviso: leitura encerrada no dia 6 de Maio a partir das 13h00

Informamos os nossos leitores que, devido ao lançamento da obra de Teresa Leonor M. Vale Entre Roma e Lisboa no Século XVIII: Trânsitos e permanências, o serviço de leitura da Biblioteca da Ajuda encerra às 13h00.

Agradecemos a compreensão dos nossos leitores


Convite para lançamento de livro: 6 de Maio, 18h00

Será uma honra contar com a presença de todos que queiram estar presentes neste dia em que, fruto de pesquisas apuradas com base em fontes primárias, muitas delas fazendo parte do acervo da Biblioteca da Ajuda, se dá "voz" à História através da obra Entre Roma e Lisboa no Século XVIII: Trânsitos e permanências de Teresa Leonor M. Vale.