AVISO

Informa-se que no dia 14 de Junho (sexta-feira), para realização do plano de controlo integrado de pragas (desinfestação), a Biblioteca da Ajuda encerra o serviço de leitura.

O horário habitual é retomado no dia 17 de Junho (segunda-feira).

Agradecemos a compreensão.

A Coordenadora

Recital “Sei Sonate per Cembalo”

Decorreu, no dia 1 de Junho, no Palácio Nacional da Ajuda o recital “Sei Sonate per Cembalo” de Alberto José Gomes da Silva (fl. 1758 – †1793) interpretado por Mafalda Nejmeddine e que faz parte de uma tournée de divulgação da edição discográfica da primeira gravação de uma coleção de sonatas para tecla composta por Alberto José Gomes da Silva, em Lisboa, na segunda metade do século XVIII.



 O evento contou com a apresentação do CD  por Maria João Albuquerque e com a projeção de um  documentário que retrata o percurso da investigação realizada em instituições portuguesas, nas quais se inclui a Biblioteca da Ajuda,  até à gravação das obras no cravo construído, na época, por José Calisto (Portugal, 1780) que se encontra atualmente no National Music Museum (Vermillion, E.U.A.)    CD [aqui]
 


 Curta versão do documentário "Reencounter", de Fouad Nejmeddine, que foi apresentado no espetáculo "Sei Sonate per Cembalo", no Palácio da Ajuda". [Aqui]
 
 

Historiador Borges Coelho distinguido com medalha de Mérito Cultural

O historiador, poeta e professor jubilado da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa António Borges Coelho foi distinguido, no passado dia 31 de maio, com a medalha de mérito cultural.

O Ministério da Cultura, em nota de imprensa, destacou o percurso profissional e pessoal deste historiador, poeta e ensaísta, e enalteceu também o seu “constante compromisso com a cultura e língua portuguesas, nas quais e para as quais ajudou a preservar e a compreender, com a sua obra, uma parcela fundamental da memória nacional”.

Mais:




Intervenção da Ministra da Cultura na entrega da Medalha de Mérito Cultural ao Professor António Borges Coelho [Aqui]

A Cerimónia no Diário de Trás-os--Montes [Aqui]


Programa de Evocação dos 50 Anos da morte de José Régio

Decorreu no dia 31 de Maio, na Biblioteca da Ajuda, a apresentação do Programa de Evocação dos 50 Anos da morte de José Régio, cuja sessão contou com a presença dos responsáveis das Direções Regionais da Cultura do Norte, Centro, Alentejo, e Câmaras Municipais de Vila do Conde e de Portalegre.

As iniciativas programadas, exposições, espetáculos (de teatro, música, cinema,), conferências, entre outras, visam dar a conhecer melhor José Régio em Portugal, mas também em países de língua portuguesa.
 
 
Dossier de Imprensa de Apresentação do Programa de Evocação dos 50 Anos da Morte de José Régio [Aqui]