A Biblioteca da Ajuda é uma das mais antigas Bibliotecas de Portugal caracterizando-se, pela natureza e riqueza dos seus fundos, como uma Biblioteca Patrimonial que tem por objecto a conservação, estudo e divulgação do seu acervo documental
Cópias Digitais:
Sphaera Mundi: A Ciência na Aula da Esfera. Manuscritos Científicos do Colégio de Santo Antão nas Colecções da BNP
O colégio jesuíta de Santo Antão tem como característica particular ter sido a única instituição a assegurar ininterruptamente, durante cerca de 170 anos (finais do séc. XVI a meados do séc. XVIII), o ensino de disciplinas físico-matemáticas em Portugal, leccionadas por alguns dos mais reputados mestres europeus: Cristoph Grienberg (1564-1636), Cristoforo Borri (1583-1632) ou Giovanni Paolo Lembo (1570-1618) e nacionais como João Delgado (1553-1612), Luís Gonzaga (1666-1747), Inácio Vieira (1678-1739) entre outros. Embora o seu nome apele directamente ao ensino da Cosmografia e Astronomia – que utilizavam como obra introdutória o Tratado da Esfera, de João de Sacrobosco, redigida no séc. XIII e desde então largamente comentada e parafraseada – também o ensino da Geometria, Aritmética, Náutica, Óptica e outros temas científicos ou teórico-práticos ali tinha lugar.
Cópia pública
Obras recebidas na Biblioteca da Ajuda: catálogo de Exposição
O TESOURO DA RAÍNHA SANTA: Imagem e Poder
(Col. «Sala do Tecto Pintado»)
Lisboa: DGPC/MNAA, 2016. 120 pp.
ISBN 978-972-9258-28-2
(Col. «Sala do Tecto Pintado»)
Lisboa: DGPC/MNAA, 2016. 120 pp.
ISBN 978-972-9258-28-2
Exposição Museu Nacional de Arte Antiga: aqui
Conhecida como Rainha Santa, Isabel de Aragão conseguiu criar para si própria uma eficaz imagem de piedade e de poder. A aura desta rainha, culta, virtuosa, sagrada, perdurou no tempo e poderá explicar a preservação patrimonial de um raro conjunto de peças conhecido como «Tesouro da Rainha Santa». É a importância destas obras de ourivesaria, no contexto nacional e internacional, que esta exposição procura analisar. Duas pinturas excecionais — uma da oficina de Quentin Metsys, cedida pela Gemäldegalerie, Berlim, e outra de Francisco de Zurbarán, vinda do Museo del Prado, Madrid — ilustram o processo de beatificação (1516) e de canonização (1625) da mítica rainha do Milagre das Rosas.
Cat 5
Autor desconhecido
Colar
Cat 4
Autor desconhecido
Imagem-relicário da virgem com o menino
Dicionário de Médicos Portugueses:
Garcia de Orta (1501-1568)
Garcia de Orta nasceu, em 1501, em Castelo de Vide, distrito de Portalegre. Os seus pais, Fernando Isaac de Orta e Leonor Gomes, eram judeus, tendo sido expulsos de Espanha em 1492 pelos Reis Católicos...
(...)
Lusitano, Amato (1511-1568)
Judeu português, médico e escritor do século XVI. Nasceu em Castelo Branco, em 1511, baptizado como João Rodrigues. Aos 14 anos foi estudar Medicina para Salamanca, exercendo clínica em dois hospitais aos 18 anos. Regressou a Portugal em 1531, trabalhando em Lisboa...
(...)
Sarmento, Jacob de Castro (1691(?)-1762)
Médico português filho de cristãos-novos, Jacob de Castro Sarmento, baptizado Henrique de Castro Sarmento, terá nascido em Bragança no ano de 1691. Em 1710, obteve o grau de Mestre em Artes na Universidade de Évora e, no ano seguinte, ingressou na Universidade de Coimbra onde concluiu o curso de Medicina em 1717...
(...)
SITE
Domingos Caldas Barbosa: herdeiro de Horácio
Poemas no Almanak das Musas
LANÇAMENTO | 17 mar. '16 | 18h00 | Auditório BNP | Entrada Livre
As composições do poeta luso-brasileiro Domingos Caldas Barbosa, publicadas nos volumes do Almanak das Musas (Lisboa, 1793, 1794), são reunidas e analisadas por Luiza Sawaya numa edição da Esfera do Caos. A obra é apresentada por Vanda Anastácio e a sessão conta com uma projeção de leitura de poemas do autor.
Desacreditado pelos intelectuais que o viam apenas como cantador de modas e encantador de plateias, Domingos Caldas Barbosa morreu sem receber o reconhecimento pela sua obra literária. Nesta obra, Luiza Sawaya realiza um estudo abrangente e inédito sobre a vida e a obra do Caldas, procurando integrar o poeta na História da Literatura Luso-Brasileira, ao mesmo tempo que nos oferece um panorama dos acontecimentos literários e sociais do final do século XVIII em que este herdeiro de Horácio participou: a fundação da Academia das Belas Letras, a querela instigada por Bocage, a vigilância severa de Pina Manique, as caçadas e as festas dos nobres…
Domingos Caldas Barbosa: herdeiro de Horácio... constitui a primeira edição moderna da obra poética erudita completa deste autor, acompanhada de um estudo crítico detalhado dos seus quarenta e um poemas, alguns considerados anónimos. Foram pela primeira e única vez publicados no Almanak das Musas, em Lisboa, em 1794.
Domingos Caldas Barbosa: herdeiro de Horácio... constitui a primeira edição moderna da obra poética erudita completa deste autor, acompanhada de um estudo crítico detalhado dos seus quarenta e um poemas, alguns considerados anónimos. Foram pela primeira e única vez publicados no Almanak das Musas, em Lisboa, em 1794.
Aos que pensam conhecer Caldas Barbosa como o mulato tocador de viola e sedutor de senhoras, este livro apresenta-o como um poeta de admirável cultura e grande dignidade. Aos que dão razão aos seus ácidos detratores, liderados por Bocage, este livro mostra que ele foi um inovador na transição do Arcadismo para o Romantismo.
CLAVIS BIBLIOTHECARUM: O Site
Este site constitui um complemento do livro Clavis Bibliothecarum, trabalho de investigação desenvolvido por Luana Giurgevich e Henrique Leitão, que constitui o mais completo levantamento até agora efetuado de catálogos e inventários de bibliotecas de instituições religiosas portuguesas.
O objetivo central do site é facilitar o acesso à cópia digital integral dos documentos constantes da obra. Para o efeito, foram já digitalizados os catálogos, inventários e outros documentos afins existentes nas coleções da Biblioteca Nacional de Portugal e da Biblioteca Pública de Évora, os quais serão gradualmente disponibilizados na Biblioteca Nacional Digital ficando simultaneamente disponíveis neste site temático.
Ver índice geral
Subscrever:
Mensagens (Atom)