Obras recebidas na Biblioteca da Ajuda


T. F. Earle
Escritores portugueses e leitores ingleses: livros de escritores portugueses, impressos antes de 1640, nas bibliotecas de Oxford e Cambridge. - Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2014

Organizado por Thomas Earl, o livro Escritores Portugueses e Leitores Ingleses contém todos os exemplares, de todas as edições, das obras de autores portugueses impressas antes de 1640,  existentes nas bibliotecas das Universidades e dos colleges de Cambridge e de Oxford.

Autor de vários livros sobre literatura portuguesa, sobretudo do século XVI, T. F. Earle é professor emérito da Universidade de Oxford e investigador da história e da cultura portuguesas destes períodos. Um prólogo, cinco capítulos e um catálogo resumido, mostram as obras escritas por portugueses que estão presentes nestas bibliotecas e que, à época, foram muito consideradas pelos seus membros.
O catálogo resumido contém um levantamento de todos os exemplares das obras de autores portugueses impressos antes de 1640, uma pequena biografia de cada autor, bem como uma bibliografia dos mesmos.


Fundação Calouste Gulbenkian: Livraria on line

Obra recebidas na Biblioteca da Ajuda: estudo e publicação de fontes

Oferta do autor:

Antonino Reggio (1725-ca1800) - thematic catalogue / Anthony Hart. - Valletta: Edizione Antonino Reggio, 2013



 Catálogo temático das obras do compositor siciliano, Antonino Reggio, cravista e violoncelista. Inclui, para além da biografia, descrição das obras e mais detalhes sobre as fontes.

Antonino Reggio nasceu em Aci Catena, uma comuna da província de Catania, na Sicília, em 1725 e morreu, possivelmente em Roma, no último trimestre do Séc. XVIII.  
Em 1753 foi designado para o serviço da Nunciatura Apostólica em Portugal, tendo sido o responsável por trazer, de Roma, o Barrete Cardinalício ao Núncio Luca Melchiore Tempi (1744-1754). Possivelmente terá permanecido ao serviço do novo Núncio, Filippo Acciaioli (1754-1759), expulso de Portugal, pelo Marquês de Pombal, por causa de sua intervenção a favor dos jesuítas.

 Em Portugal a única obra, conhecida, de Antonino Reggio, está na Biblioteca da Ajuda:

Cencertini / Per Camera / A Quattro voci e Basso / Consagrati / Alla Maesta Fedelissima / Di D. Giuseppe I / Re Di Portugallo e D’Algarvia /Etc. Etc. / Antonius Gleton scul. Roma. Superiorum permissu. 1770, Roma. Autógrafo.  
 B. A. 46-II-49

dedication lisbon
Dedicatório de Antonino Reggio ao rei de Portugal, D. José I





 











Mais informações acerca da vida e obra de Antonino Reggio

Obra recebidas na Biblioteca da Ajuda: estudo e publicação de fontes


Oferta do Editor:

Braga de/by André Soares / Texto e Coordenação: Eduardo Pires de Oliveira; Fotografia: Libório Manuel Silva;  Prefácio: Vitor Serrão. - V. N. Famalicão: Centro Atlântico, 2014



André Ribeiro Soares da Silva. Braga 1720-1769. Foi o mais importante artista do tardobarroco e do rococó de Portugal e um dos maiores da Europa do seu tempo
 A sua obra, de uma criatividade imensa, desenvolve-se, sobretudo, no domínio da arquitetura e da talha e está espalhada pelo norte de Portugal, de Viana do Castelo a Guimarães, Lamego e vários outros locais, tendo Braga como ponto principal. Este livro traça o seu percurso biográfico e dá a conhecer as suas obras, com especial relevância para as localizadas na área de Braga. Profusamente ilustrado com fotografiasda da obra de André Soares, e com prefácio do Historiador Vítor Serrão, a introdução do livro elucida o leitor sobre o contexto de Portugal e da cidade de Braga na primeira metade e meados do Séc. XVIII, seguindo-se uma resenha biográfica de André Soares. Os principais capítulos são dedicados à sua obra, apresentada com numerosos exemplos nas três áreas em que se distinguiu: Arquitectura, Talha e Desenho.


Mappa/[d]a /cidade/ de/ braga/ pri/mas
Andre Ribeiro S[oares da] Sylva
 BA - Col. cartografia Ms.
  





(...) Com o nome de André Ribeiro Soares da Silva só surge a partir desse ano de 1756, data provável do único exemplar conservado do Mapa da Cidade de Braga Primas, carta que agora está à guarda da Biblioteca da Ajuda e pertenceu ao espólio do arcebispo D. José de Bragança que regeu o arcebispado entre 1741 e 1756. Embora falte a palavra Soares porque há uma pequena falha de papel, não há qualquer dúvida que este apelido deveria estar em terceiro lugar na assinatura pois pode ler-se: André Ribeyro [segue-se a referida falha de papel em que apenas se vê a parte superior do S inicial] Sylva (...). Eduardo Pires de Oliveira


Mais informações sobre o livro «Braga de/by André Soares», de Eduardo Pires de Oliveira e Libório Manuel Silva, em Centro Atlantico

Obras recebidas na Biblioteca da Ajuda: Cronologias

Oferecida pelo autor:

Da Restauração ao Absolutismo,1640-1706 - uma Cronologia / Fernando Castro Brandão. - Lisboa: Europress, 2014

 

Da Restauração ao Absolutismo (1640-1706) - uma Cronologia - Ampliar Imagem O projecto, há muito prosseguido, de elaborar uma cronologia que abarcasse a História de Portugal, da Fundação da Nacionalidade até ao 25 de Abril de 1974, fica agora concluído (...) Ao longo do tempo e segundo as disponibilidades que se me ofereciam, fui completando faseadamente as épocas histórica de Portugal. (...) Quanto ao critério adoptado para as referências coligidas segui o habitual de pendor generalista, confere-se particular cuidado aos aspectos políticos, económicos e sociais. Sem esquecer a cultura, registam-se múltiplos factos que lhe são inerentes. (...) A presente compilação reúne 4 mil entradas. Finalmente, e como disse no início, dou por atingido o objectivo a que me propus. E se termino em 25 de Abril de 1974 é porque a História democrática do País, desde então, mereceu já coriféus bastantes, pelo que me dispenso a dar qualquer eventual achega.

 

Outras cronologias do autor na BA

COLÓQUIO | 16 julho | 10h00 | Auditório BNP | Entrada livre

Numa história de jardins: um tratado em contexto


Colóquio, no âmbito da exposição Uma história de jardins: a sua arte na tratadística e na literatura, onde vários especialistas abordarão os tratados mais representativos da arte dos jardins.

Os autores são convidados a refletir sobre uma obra específica e o modo como esta se insere no todo expositivo, estabelecendo comparações e apontando diferenças e semelhanças com os restantes livros e respetivos contextos.

Pretende-se potenciar o capital visual da exposição, promovendo um espaço de diálogo sobre o universo da arte dos jardins a partir da sua tratadística.

Programa

10h00 – Receção e entrega de materiais aos participantes

10h20 – Sessão de Abertura, com a presença de Maria Inês Cordeiro, Diretora da BNP, e de Paulo Simões Rodrigues, Diretor do CHAIA

Sessão I – O jardim nas fontes classicistas
Moderação: António Andrade

10h30 – O jardim no Humanismo e na literatura do Renascimento, Nair Castro Soares

11h00 – O triunfo do jardim: metáfora e simbologia do jardim em literatura jesuítica (séc. XVI-XVII), Carlota Miranda Urbano

11h30 – Pausa para café

Sessão II – O jardim e o corpo
Moderação: Aurora Carapinha

11h45 – Os trabalhos do campo ao masculino e ao feminino: análise do calendário medieval, Ana Lemos

12h15 – Curar o corpo, alegrar a alma, cultivar o jardim: arte e ciência na medicina renascentista, António Andrade

12h45 – Discussão

13h15 – Almoço

14h30 – Visita guiada à exposição por Ana Duarte Rodrigues

Sessão III – Entre a arquitetura e a agricultura
Moderação: Ana Duarte Rodrigues

15h30 – Jardins 'in loco': memória e deambulação nas representações de espaços ajardinados em textos de período moderno, Manuel Patrocínio

16h00 – Vitrúvio depois de Vitrúvio, Maria Teresa Caetano

16h30 – Pausa para café

16h45 – Sucursal del paraíso: o Libro del principio de la belleza y fin de la sabeduría que trata de los fundamentos da arte de la agricultura de Ibn Luyun, Aurora Carapinha

Sessão IV – Gardens beyond boundaries

17h15 – The garden of ideas: books and the dissemination of knowledge, Richard Aitken

18h00 – Discussão

18h30 – Sessão de Encerramento | Lançamento do catálogo

Organização: Ana Duarte Rodrigues e BNP

Comissão Científica:
Ana Duarte Rodrigues, Universidade de Évora
António Andrade, Universidade de Aveiro
Aurora Carapinha, Universidade de Évora
Manuel Patrocínio, Universidade de Évora
Nair Castro Soares, Universidade de Coimbra

Diário da Grande Guerra: testemunhos Portugueses




 No ano em que se assinalam os 100 anos da eclosão da Primeira Guerra Mundial, a Biblioteca Nacional de Portugal empreende a tarefa de digitalizar e disponibilizar documentação da época relacionada com a participação portuguesa no conflito - livros, imprensa, iconografia, mapas, música impressa, espólios - com principal enfoque nos testemunhos dos portugueses que viveram de perto aqueles momentos da história.

O sítio web Diário da Grande Guerra: testemunhos portugueses será atualizado mensalmente, até novembro de 2018. Ao longo de cada mês, oferecerá as primeiras páginas dos jornais diários de há 100 anos, postais e cartazes da época, testemunhos do desenrolar dos acontecimentos ao longo de 1914-1918, oferecendo a visão portuguesa de um conflito que determinou uma viragem no mundo.